Localizado na Região Sul do Estado do Espírito Santo, o município de Atílio Vivacqua possui uma área de Unidade Territorial de 223.447 Km² e população estimada de 11.335 habitantes segundo dados do IBGE de 2015 e 2016, respectivamente.
Apesar da atual denominação, o município ainda é muito conhecido pelo nome de Marapé, como se chamava antigamente. Até 1964 era apenas um distrito de Cachoeiro de Itapemirim, quando foi emancipado e recebeu o nome de um importante político e advogado capixaba, Atílio Vivacqua. É uma cidade calma, típico de um município de interior. Com riquezas e belezas naturais ainda não exploradas economicamente.
Economia
A economia local está em um estágio de evolução. Por ser uma cidade do interior, há uma grande produção de matéria prima agrícola, como leite e plantações de café. Entretanto, aos poucos vem se industrializando, principalmente no setor de Rochas Ornamentais, Alimentos e Calçados. Tem se observado, nos últimos anos, um rápido crescimento do comércio local.
Cultura
A cultura é preservada com os tradicionais blocos de Boi Pintado, quadrilhas, as folias de reis, a festa ExpoAtílio (objetivando a valorização do Setor Agropecuário), entre outras. A cultura local é típica de um município interiorano; é possível encontrar artesanatos locais, com incentivo da associação de artesãos.
Na paisagem urbana, destacam-se as casas antigas conservadas.
Atrações turísticas
As riquezas naturais dão um toque especial ao município, sendo que o turismo ainda não se desenvolveu suficientemente. Dentre as atrações, destacam-se:
· A Pedra do Moitão, que é símbolo do município, sendo um ótimo local para caminhada, que compensa pela visão maravilhosa da região. Hoje é explorada por esportistas de parapente.
· O Poço Dantas, que é um riacho que foi represando naturalmente, onde é muito frequentado pelos moradores no verão, e no caminho poderá ser visto um moinho da época dos escravos.
· A Pedra das Caveiras, que fica logo acima do poço Dantas, e era rota de fuga dos escravos, e uma escalada muito boa para os adeptos da prática.